quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pastorais da Juventude querem manutenção da maioridade penal


Materiais de divulgação e formação da Semana da Cidadania reforçam posição contrária à redução da maioridade penal

As Pastorais da Juventude da Igreja Católica realizam, entre 14 e 21 de abril, uma série de atividades em todo o país para ampliar o debate sobre a redução da maioridade penal. Com a “Semana da Cidadania”, os jovens vão defender o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e enfatizar sua posição contrária à penalização de menores de 18 anos.
“A defesa da vida da juventude sempre foi pauta dos trabalhos e ações desenvolvidas pelas Pastorais da Juventude, por isso, neste ano em que a Campanha da Fraternidade trabalha com o tema Fraternidade e Juventude, queremos evidenciar ainda mais a defesa da vida, dizendo não à redução da maioridade penal. Entendemos que esta mudança na lei permitirá que mais vidas sejam comprometidas em sua formação integral”, diz o material de formação editado pelas PJs (PJ, PJE, PJMP e PJR).
Para Anderson Gonçalves de Brito, membro da coordenação da Pastoral da Juventude (PJ) da diocese de São Miguel Paulista e do Conselho Municipal da Juventude da cidade de São Paulo, por influência dos meios de comunicação, a sociedade tem uma visão equivocada da participação de adolescentes e jovens em delitos e crimes.
“As pessoas acreditam que a redução da maioridade penal resolverá o problema da violência. Para nós, a solução passa pela efetivação de políticas públicas voltadas à juventude, como a melhoria do acesso à educação, à saúde, ao emprego e ao lazer. Para nós, estas políticas permitirão a tão sonhada mudança nos índices de criminalidade que envolve a juventude. Por isso, as Pastorais da Juventude não temem em se posicionar contrárias à redução da maioridade penal”, disse.
Para Celso Santos Junior, assessor da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), “o debate sobre a redução da maioridade penal sempre vêm à tona quando ocorre algum delito cometido por um jovem menor de 18 anos, principalmente se a vítima for da classe média ou alta. A imprensa entra em ação e coloca o debate para a sociedade de forma sensacionalista. A PJE acredita que o debate deve ocorrer com isenção”.

Garantia de direitos
O assessor da PJE diz ainda que “os direitos básicos previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente não são cumpridos. Antes de propor a redução deveriam ser garantidos estes direitos. Isso é a premissa para o debate sobre segurança e a redução da violência”.
Marcelo Naves, da Pastoral Carcerária e membro do Instituto Paulista de Juventude (IPJ), diz que os jovens e adolescentes sofrem mais violência do que cometem. “Tirando os casos isolados, que ganham repercussão na mídia, a maior parte dos atos contra a vida não são cometidos pelos adolescentes. Eles se envolvem em roubos e furtos, crimes contra o patrimônio. Por isso, não se justifica a redução da maioridade penal e o encarceramento dos jovens e adolescentes”.
Naves lembra que já existem medidas sócio-educativas para os adolescentes que cometem atos infracionais. “O problema não é a falta de lei, é a falta de cumprimento dela. O ECA, por exemplo, não foi totalmente colocado em prática até hoje”.
Para Naves, a redução da violência e da criminalidade é um problema complexo e histórico que precisa de tempo para ser solucionado. “São necessárias diversas medidas, começando pela transformação do sistema penal, pelo fim do encarceramento em massa, pelo desenvolvimento de políticas públicas específicas para a juventude. Querem uma solução imediata, mas a resposta não é imediata”.

Semana da Cidadania
A Semana da Cidadania é uma atividade anual das Pastorais da Juventude da Igreja Católica do Brasil (PJ, PJE, PJMP e PJR). Ocorre desde 1996 durante os dias 14 a 21 de abril e enfatiza a dimensão sociopolítica como parte do processo de formação integral promovido pelas PJs em parceria com Centros e Institutos de Juventude.
São realizadas atividades em todo o país pelos milhares de grupos de jovens e militantes organizados nas igrejas, comunidades, escolas, meios populares e nas comunidades rurais.
Os materiais da Semana da Cidadania estão disponíveis no site das Pastorais da Juventude.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário